Real Câmara

Ágnes Sárosi

Violinista húngara, natural da Transilvânia, iniciou com seis anos de idade os seus estudos de violino e piano. Entre 1984 e 1988, foi aluna da Escola Técnica de Artes de Târgu-Mureş. Em 1986, integrou a Orquestra Filarmónica do Estado de Târgu-Mureş e passou a participar em numerosos concursos nacionais, ao mesmo tempo que colaborava frequentemente, enquanto solista, com a Orquestra Filarmónica do Estado de Târgu-Mureş.

No ano de 1989, ingressou no Conservatório de Música de Lasi e, em 1990, no Conservatório de Música Franz Liszt, em Budapeste, onde trabalhou com Leila Rásonyi, Ferenc Rados e Sandor Devich. Já em 1991, integrou a Orquestra de Câmara Camerata Transsylvanica.

Com esta orquestra fez várias digressões por diferentes países, entre os quais Espanha, Alemanha, Áustria, Itália e França. Em 1994 integrou a Orquestra Sinfónica da Rádio Húngara e, em 1997, a Orquestra do Festival de Budapeste. Entre 1995 e 1997, foi membro da Orquestra Sinfónica Leó Weiner e professora na Escola de Música A. Racs.

É, desde setembro de 1997, violinista da Orquestra Metropolitana de Lisboa e professora da Academia Nacional Superior de Orquestra.