Benny aghassi

Nascido em Israel (1978), iniciou os seus estudos de flauta de bisel com Bracha Kol.

Durante os seus estudos na Rubin Academy of Music, em Jerusalém, ganhou vários concursos, incluindo o Concurso para Instrumentos de Sopro e o Concurso de Música Antiga. Obteve a licenciatura em Música no Conservatório Real de Haia, onde estudou com Sébastien Marq (flauta de bisel) e Donna Agrell (fagotes barroco e clássico), e completou o seu mestrado (‘cum laude’) com Heiko ter Schegget no Conservatório de Utrecht.

Benny foi escolhido para tocar com a Orquestra Barroca da União Europeia, sob a direcção de Lars Ulrik Mortensen. 

Actualmente toca e grava com diversas orquestras como Freiburg Baroque Orchestra, Orchestra of the 18th century (Frans Brüggen), The Academy of Ancient Music (Richard Egarr), Al Ayre Español (Eduardo López Banzo), The Netherlands Bach Society, Orchestre des Champs Elysées (Philippe Herreweghe), B’Rock, Holland Baroque Society, Amsterdam Baroque Orchestra (Ton Koopman) e Les Musiciens du Prince (Cecilia Bartoli). 

Em 2005, ganhou 2 primeiros prémios no concurso “Aviv Competitions” em Tel-Aviv: o de melhor instrumentista de Música Antiga e o de melhor interpretação de uma obra israelita. 

Foi bolseiro da Fundação Cultural América-Israel entre 1997-2005.

Vive actualmente em Haia e ensina fagote histórico nos Conservatórios de Amesterdão e de Haia.