CAROLINE KANG
Nasceu em Nova Iorque (EUA) e estudou violoncelo moderno e barroco na Eastman School of Music (Rochester, NY), Longy School of Music (Boston), Ithaca College School of Music, Cornell University e no Conservatório Real de Haia, tendo como professores Steven Doane, Elizabeth Simkin, Phoebe Carrai e Jaap ter Linden.
Deu workshops e masterclasses sobre vários tópicos, incluindo o repertório para violoncelo dos séculos XVII e XVIII e técnicas e práticas de performance, em instituições em toda a Europa, Ásia e América do Norte, como o Royal College of Music, em Estocolmo, a Universidade de Princeton, ISI Yogyakarta, na Indonésia, e em toda a China, incluindo a Hong Kong Academy for Performing Arts e o Conservatório Central de Música de Pequim.
Apresentou-se em várias salas e festivais, como Library of Congress, Kennedy Center, Edinburgh Festival, Bachfest Leipzig, Thüringen Bachwochen, Festival d’Aix-en-Provence, Amsterdam Cello Biennale, Música Antigua de Barcelona e Innsbruck Early Music Festival. Teve o prazer de trabalhar com músicos conceituados como Lars Ulrik Mortensen, William Christie, Andrew Lawrence King, Nicholas McGeegan e Lawrence Cummings, entre outros. Atualmente toca em vários ensembles por toda a Europa, como Anima Eterna (BE), Antiqua Manent (IT) e Concerto Copenhagen (DK). A interpretação de Caroline Kang tem sido considerada como “sincera e matizada” (The Washington Post), “particularmente distinta” (De Volkskrant) e “a violoncelista Caroline Kang traz à tona o calor das linhas solo” (Early Music America).
É professora de violoncelo barroco e de “Desenvolvimento histórico do violoncelo e da viola da gamba” no Conservatório Real de Haia.