Real Câmara

CRISTINA FERNANDES

Cristina Fernandes é doutorada em Música e Musicologia pela Universidade de Évora e investigadora contratada do INET-md (NOVA FCSH). Entre 2011 e 2017, realizou um pós-doutoramento sobre as práticas musicais e o cerimonial da Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834), com uma bolsa da FCT, e, entre 2015 e 2017, coordenou a linha temática do INET-md “Abordagens Históricas à Performance Musical”. Actualmente é co-IR do projecto PROFMUS e faz parte das equipas dos projectos PERFORMART — Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740) (CNRS, École Française de Rome, financiado pelo ERC) e MUSIN — La música como interpretación en España: historia y recepción (1730-1930) (Univ. de La Rioja). Leccionou na Escola das Artes (UCP-Porto) e no departamento de Ciências Musicais (NOVA FCSH), entre outras instituições, e é crítica de música do jornal Público. É autora de vários livros e artigos sobre a música e a cultura no século XVIII, entre outros temas. Recentemente foi co-editora (com M. A. Aguilar Rancel) do livro A música como fonte para a história da interpretação musical (Lisboa: BNP, INET-md, 2021) e (com Iskrena Yordanova) do volume “Padron mio colendissimo…”: Letters about Music and the Stage in the 18th Century (Viena: Hollitzer, 2021).