Real Câmara

FERNANDO MIGUEL JALÔTO

Fernando Miguel Jalôto é fundador e director artístico do Ludovice Ensemble, um dos mais activos e prestigiados grupos nacionais de Música Antiga. É membro da Orquestra Barroca Casa da Música (Porto) – com quem foi várias vezes solista em concertos de Seixas, J.S. Bach, C.P.E. Bach e Guilhermina da Prússia – e colabora com grupos especializados internacionais tais como Oltremontano, La Galanía, Vox Luminis, La Colombina, Capilla Flamenca, Collegium Musicum Madrid, Bonne Corde, entre outros.

Apresentou-se em vários festivais e inúmeros concertos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Alemanha, Áustria, Polónia, Bulgária, Israel, China e Japão.

Toca frequentemente com a Orquestra e Coro Gulbenkian (Lisboa) e apresentou-se com a Lyra Baroque Orchestra (Minnesota), a Real Escolanía de San Lorenzo d’ El Escorial, a Orquestra da Radiotelevisão Norueguesa, a Camerata Academica Salzburg, a Orquestra de Câmara da Orquesta Sinfónica de Galicia e a Real Filharmonía de Galicia, entre outras. Foi membro da Académie Baroque Européenne d’Ambronay (França), da Academia MUSICA de Neerpelt (Bélgica) e da orquestra barroca Divino Sospiro. Trabalhou sob a direcção de alguns dos maiores maestros especializados.

Gravou para a Ramée/Outhere (com o Ludovice Ensemble), Brilliant Classics (Integral das Suites para Cravo solo de Dieupart), Dynamic (Concerto para cravo em sol menor de C. Seixas), Harmonia Mundi, Glossa Music, Parati, Anima & Corpo e Conditura Records, bem como para as rádios portuguesa, alemã e checa, e os canais televisivos Mezzo, Arte e RTP. Em 2019 apresentou um recital a solo dedicado à obra do napolitano G. Salvatore no Festival Oude Muziek de Utrecht (Holanda).

Para 2020 encontram-se agendados 2 recitais a solo dedicados a D. Scarlatti e C. Seixas a convite do Património Nacional (Espanha). 

Como maestro dirigiu grandes obras do repertório barroco como as Vésperas de Monteverdi, várias missas e cantatas de J.S. Bach, oratórias de A. Scarlatti, óperas de J.B. Lully, M.A. Charpentier e T.L. Bourgeois, e motetos de J.P. Rameau em salas como a Fundação Gulbenkian e o CCB.

Miguel completou os diplomas de Bachelor of Music e de Master of Music em Cravo no Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação do Conservatório Real da Haia (Países Baixos), na classe de Jacques Ogg. Frequentou masterclasses com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont, Ilton Wjuniski e Laurence Cummings. Estudou também órgão barroco e clavicórdio, e foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro e presentemente é doutorando em Ciências Musicais | Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa como Bolseiro da FCT sob a orientação de Rui Vieira Nery e Cristina Fernandes.